O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Campos, deslocou-se no decorrer da semana passada a Moçambique, tendo como principal objetivo a assinatura de um protocolo de geminação entre o Município de Boticas e o Conselho Municipal da Vila de Mueda, na província de Cabo Delgado.
Para além do estabelecimento de laços de amizade e de cooperação, bem como o intercâmbio ao nível cultural, desportivo e sócio-económico entre os dois municípios, este protocolo de geminação prevê ainda o apoio técnico e material por parte do Município de Boticas ao Conselho Municipal de Mueda ao nível da formação autárquica de quadros na área da educação, fomentando ainda a troca de experiências e o apoio em projetos na área do desenvolvimento rural e da agro-pecuária.
A assinatura deste protocolo de geminação decorreu no edifício do Conselho Municipal da Vila de Mueda, sendo o Município de Mueda representado no ato pelo seu presidente, Mobiro Namiva e participando também no mesmo o Governador do Distrito e o Presidente da Assembleia da Vila de Mueda.
Nesta deslocação a Moçambique, Fernando Campos foi ainda recebido pelo Embaixador de Portugal em Maputo, José Augusto Duarte, com quem partilhou algumas lembranças, e pelo Conselheiro Económico da Embaixada de Portugal em Moçambique e Delegado em Moçambique do AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), Fernando Carvalho.
O Presidente da Câmara de Boticas teve ainda a oportunidade de visitar o Museu dos Mártires (em Mueda travaram-se algumas das mais sangrentas batalhas da guerra do ultramar), sendo acompanhado pelos líderes/chefes comunitários, assistindo ainda a algumas exibições das danças e cantares tradicionais de Moçambique.
O ocasião foi ainda aproveitada por Fernando Campos para uma reunião com responsáveis do Município de Matola (capital da província de Maputo), onde foi recebido pelo presidente do Conselho, Amade Aly Miquidade, e pela vereadora Amélia Massango.