Foi com um público de se perder a vista que se realizou na passada sexta-feira, dia 19 de agosto, na Praça do Município, a 22ª edição do Festival de Folclore do Concelho de Boticas. Uma noite dedicada inteiramente ao folclore, à cultura musical e aos usos e costumes tradicionais portugueses.
O Festival de Folclore já é uma atividade obrigatória da Agenda Cultural de Verão do Município de Boticas, que coincide com as grandiosas festividades em Honra de Nossa Senhora da Livração, uma das maiores e mais importantes festas realizadas no concelho barrosão.
A noite dedicada à música e danças tradicionais iniciou-se no Largo da Nossa Senhora da Livração, com os grupos folclóricos a desfilarem em cortejo até à Praça do Município. Antes de começarem as suas atuações em palco, os cinco grupos participantes receberam das mãos do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, da Vereadora da Cultura, Maria do Céu Fernandes, e do Presidente da Assembleia Municipal de Boticas, Fernando Campos, as lembranças e o Laço de Folclore alusivo à 22.ª edição do Festival de Folclore do Concelho de Boticas.
O Festival de Folclore contou com a participação de cinco ranchos folclóricos vindos de vários pontos do país. À semelhança da edição anterior, o grande anfitrião da noite foi o Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de Beça, que fez as honras da casa e abriu o festival.
Seguiram-se o Grupo Folclórico Ceifeiras de Gondar (Guimarães), o Rancho Folclórico de Gouviães (Tarouca), o Rancho Folclórico São Salvador de Árvore (Vila do Conde) e, por último, o Rancho Folclórico da Ribeira (Ponte de Lima).