Contestação ao encerramento do Tribunal de Boticas promete subir de tom
BOTICAS, 2012-10-29 17:09:29

O Município de Boticas já enviou para o Ministério da Justiça um documento onde reitera a sua discordância face à nova proposta de reorganização do mapa judiciário, lamentando que as razões de discordância que apresentou relativamente ao documento "Linhas Estratégicas para a Reforma da Organização Judiciária" não tivessem tido o necessário acolhimento, continuando a persistir-se numa medida claramente lesiva para os cidadãos, já que, conforme refere o Presidente da Câmara, Fernando Campos, "ninguém em perfeito juízo mantém a decisão peregrina de encerrar tribunais, demonstrando um claro desconhecimento do país".

As razões desta discordância justificam-se pelo facto de que o encerramento do Tribunal de Boticas não significará qualquer poupança para o Ministério da Justiça, nem daí advêm quaisquer vantagens em termos da eficácia da justiça. Ao invés, a população do concelho irá ver-se sujeita a dificuldades acrescidas no acesso à justiça, vendo-se obrigada a percorrer enormes distâncias, num concelho com transportes públicos muito deficitários e nalguns casos até inexistentes. Da mesma forma, o Presidente da Câmara classifica ainda de "irracional" a integração do Município de Boticas na Instância Local de Montalegre, defendendo que a permanência do atual sistema de agregação dos tribunais de Boticas e Montalegre (verificando-se a deslocação do Juiz de Montalegre ao tribunal de Boticas), com a manutenção das respetivas instalações judiciais, é o que melhor se ajusta tanto aos interesses do estado como da população. Contudo, a não se manter esta agregação, entende o Município de Boticas que a integração deverá ser feita com a instância local de Chaves, cidade com a qual a população de Boticas mantém uma maior proximidade e para a qual existe uma rede de transporte públicos capaz de melhor responder às necessidades da população.

O Município de Boticas promete "não baixar os braços", associando-se a todas as ações que sejam necessárias e até mesmo, sublinha Fernando Campos, "recorrer a todos os meios constitucionalmente permitidos para travar o encerramento do Tribunal de Boticas". O autarca  lança ainda o desafio "a todos a que não tenham atitudes passivas e se manifestem contra estas medidas absurdas".

Boticas ao lado de Chaves

O Município de Boticas manifestou ainda o seu apoio à manifestação protagonizada hoje pelos operadores judiciários de Chaves, que contestaram a perda do Tribunal dos processos de Grande Instância Civil e Criminal para Vila Real, o que desvalorizará o Tribunal de Chaves e obrigará a fazer grandes deslocações.

"Esta perda de competências está preconizadas desde a primeira proposta apresentada pelo Ministério da Justiça e irá retirar muitas competências ao Tribunal de Chaves, já que mais de metade das ações passará para Vila Real", lembra o Presidente da Câmara de Boticas, reforçando que "é mais uma das muitas machadadas que a justiça sofre na região do Alto Tâmega, sendo, mais uma vez, a população quem mais sai a perder".

Tags

Sapadores Florestais   Autarquia   Idosos   Desporto   Cartão Social   Hora do Planeta   Documentário   Festas/Romarias   São João   Juventude   Carnaval   Gond-Pontouvre   Cão de Gado Transmontano   Volta a Portugal   Igualdade   Seminário   Visitas ao Concelho   Festival de Folclore   Obras   Boticas Mexe  

Últimas

25º Aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Boticas

25º Aniversário do Agrupamento de Escuteiros de Boticas

Festa de encerramento do 1º ciclo do Agrupamento Escolas Gomes Monteiro

Festa de encerramento do 1º ciclo do Agrupamento Escolas Gomes Monteiro

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Boticas

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Boticas

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município

Convívio de São Pedro na Rua do Município

Convívio dos participantes do projeto social “Dar Vida aos Anos Envelhecendo”

Convívio dos participantes do projeto social “Dar Vida aos Anos Envelhecendo”

Florestas do Concelho vigiadas por jovens voluntários

Florestas do Concelho vigiadas por jovens voluntários