O Pavilhão Multiusos de Boticas foi o palco da XXVII Feira Gastronómica do Porco, que recebeu, entre os dias 9 e 12 de janeiro, milhares de visitantes, que se deslocaram ao Concelho de Boticas para saborearem a gastronomia local e adquirirem os produtos de excelente qualidade da região do Barroso.
Terminada mais uma edição do certame e depois da habitual ronda pelos stands, o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, fez o balanço daquela que é a primeira feira do fumeiro, em 2025, da região do Alto Tâmega e Barroso.
O autarca mostrou-se satisfeito com o feedback dos produtores e expositores, em relação ao número de vendas e ao sucesso do evento.
“Uma feira que superou as nossas expectativas. Já tínhamos expectativas altas, porque esta feira corre sempre bem, mas estávamos, naturalmente, um pouco apreensivos. Mas, de facto, veio muita gente ao Concelho de Boticas” referiu.
Há 27 anos que o Município de Boticas organiza a Feira Gastronómica do Porco e “ao longo destes anos as pessoas foram levando sempre uma boa impressão da nossa feira, passando a palavra e fazendo alguma [boa] publicidade ao certame. Esta feira tem um ponto de honra, que é a garantia da qualidade e da segurança alimentar dos produtos. Disso não abdicamos, até porque esta é a primeira de várias feiras da região e se uma correr mal as outras serão afetadas por isso. Sabemos que temos essa responsabilidade e por isso não vacilamos na garantia da qualidade dos produtos” afirmou Fernando Queiroga.
“Atrevo-me a dizer que o número de visitantes foi superado, mas por grande margem” afirmou o autarca, acrescentando que “os produtores foram unânimes em dizer que esta foi uma excelente feira. Estamos satisfeitos acima de tudo porque organizamos um evento que dá resultado aos nossos produtos, trouxe muita gente ao Concelho de Boticas, todos os restaurantes de Boticas estavam cheios e não tenho dúvidas que as pessoas que nos visitam vão também fazer refeições aos concelhos vizinhos. É isto que nós queremos, trabalhamos não só para o concelho, mas para toda a região do Alto Tâmega e Barroso”.
A XXVII Feira Gastronómica do Porco “foi excelente. Para o próximo ano haverá alguma inovação, estão previstas alterações e a introdução de coisas novas, até o próprio espaço da feira sofrerá alterações para que consiga receber mais visitantes e haverá novidades garantidamente” adiantou o autarca.