Na Alemanha ao encontro dos “Guerreiros Irmãos”
BOTICAS, 2010-06-29 18:52:37

Numa deslocação que teve por finalidade o encontro com os guerreiros “irmãos” do Guerreiro Calaico de Boticas, existentes na Alemanha, assim como ver “in loco” como foram desenvolvidos e como se estão a construir museus, com características muito semelhantes aos que se pretendem montar em Boticas, realizou o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, uma visita de estudo e de planeamento à Alemanha.

A delegação de Boticas foi acompanhada pelo Dr. Schattner, do Instituto Alemão de Arqueologia, sedeado em Madrid, que também programou a visita e contactou os locais para estudo.

A primeira visita foi ao Museu de Estugarda, o maior Museu Europeu dedicado à escultura da Idade do Ferro e da Escultura Celta. Aí, o presidente da Câmara foi recebido pela Directora do Museu, Cornélia Ewigleden, e por dois técnicos superiores do Museu, que proporcionaram uma visita pormenorizada para apreciação de um riquíssimo espólio, onde se incluem os Guerreirosalemães”.

Seguidamente a comitiva visitou alguns importantes túmulos, já que esta região é rica em vestígios celtas. Preciosidades riquíssimas de um interesse arqueológico e cultural assinalável.

No dia seguinte realizou-se a visita a Glauberg, onde foi possível apreciar a construção do Museu arqueológico onde ficarão os Guerreiros aí encontrados.

Boticas e Glauberg são as únicas localidades onde foram descobertas quatro estátuas, com a particularidade de três delas se encontrarem muito danificadas e apenas uma completa.

Seguiu-se uma visita ao antigo museu, assim como uma sessão de trabalhos na Câmara Municipal de Glauberg, onde se estudou uma futura colaboração entre os dois municípios. Também se visitaram os castros de Dunsberg e Glauberg.

Os contactos efectuados foram muito proveitosos, assim como a cooperação que pode passar a haver entre o Município de Boticas e as várias entidades visitadas, não esquecendo também a colaboração a prestar pela Universidade de Giessen.

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município