S. Sebastião em Alturas do Barroso
BOTICAS, 2010-01-21 13:03:16

Vídeo

No dia 20 de Janeiro, como manda a tradição, cumpriu-se mais uma vez a festa em honra do mártir S. Sebastião, em Alturas do Barroso, contando com a presença de uns milhares de pessoas.

Antigamente, dava-se só pão e vinho aos visitantes, mas, mais recentemente, o povo da aldeia começou a oferecer feijoada a todos quantos visitam a festa neste dia. Tudo em honra de São Sebastião, santo advogado dos animais e protector de males como a peste e a fome. Os forasteiros, em jeito de agradecimento, deixam uma esmola ao santo, cuja imagem está bem na entrada do salão de convívio da freguesia onde se realiza a festa.

Cada ano a tradição é cumprida com o trabalho dos moradores da aldeia, que percorrem as casas a pedir carne para a feijoada. Se não chegarem os géneros reunidos, compram-se mais. Ao longo do dia passaram pelos potes de ferro colocados ao lume mais de 150 quilos de arroz e 300 quilos de feijão, em conjunto com as carnes. A acompanhar a feijoada, 300 broas de centeio, três mil carcaças, dois mil trigos de quatro cantos e perto de mil litros de vinho. Tudo em nome da Tradição e da festa.

A festa fez-se também ao som da música tradicional e das concertinas, uma festa que se prolongou durante todo o dia, entrando noite fora, não faltando alegria nem boa disposição.

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município