A Alfândega do Porto recebeu no passado fim de semana, 5 e 6 de dezembro, a 4ª edição do evento Saborearte. Durante dois dias os sabores de Barroso estiveram representados na Cidade Invicta.
A iniciativa, que teve como principal objetivo a promoção e divulgação dos produtos agroalimentares do Barroso e, consequentemente, a Feira Gastronómica do Porco, que se realiza nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, contou com a participação de cerca de 10 stands representativos do concelho de Boticas.
Os tradicionais enchidos e derivados do porco, a Carne Barrosã, o Mel e o Vinho foram alguns dos produtos que os visitantes puderam apreciar e comprar ao longo de toda a mostra. Para além disso, todos aqueles que visitaram a feira tiveram a possibilidade de se deliciar com uma ementa bastante atrativa, recheada de iguarias locais e pensada propositadamente para a ocasião.
A “Tasquinha dos Sabores de Barroso”, constituída por três restaurantes do concelho de Boticas (Comeres Barrosões, Restaurante Rio Beça e Casa do Pedro) e que serviu de apoio ao evento, apresentou vários pratos caraterísticos da região, como o tradicional Arroz de Costelas e Chouriça, o Cozido e a Posta à Barrosã.
O presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, marcou presença no último dia do evento e aproveitou a oportunidade para cumprimentar, individualmente, todos os produtores.
“Esta foi uma excelente oportunidade para divulgar e promover o que de melhor se faz nesta região. Produtos de excelência que vão, com toda a certeza, atrair muitas pessoas à Feira Gastronómica do Porco, que se realiza já no próximo mês de janeiro”, referiu o autarca.
Fernando Queiroga considerou que “a participação dos produtores locais neste tipo de eventos revela-se muito importante para a divulgação do concelho de Boticas, pois só através do contacto direto com as pessoas é que se consegue mostrar verdadeiramente as qualidades e caraterísticas dos produtos gastronómicos”.
De referir que foi a primeira vez que o Município de Boticas participou no Saborearte, iniciativa organizada conjuntamente com concelho vizinho de Montalegre.