A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), enquanto Autoridade de Transportes, implementou o programa CirculaPT, que oferece novas modalidades de desconto nos passes mensais de transporte público, com o objetivo de promover a mobilidade inclusiva e o acesso equitativo aos serviços de transporte.
O programa CirculaPT tem descontos até 50% para beneficiários de prestações sociais e reformados de baixos rendimentos para o Transporte Público de Passageiros do Alto Tâmega e Barroso.
Estão previstos dois escalões de desconto aplicáveis aos títulos de transporte válidos por 30 dias consecutivos, que permitem um número ilimitado de viagens nos serviços públicos de transporte de passageiros.
Escalão A terá descontos até 50% para beneficiários do Complemento Solidário para Idosos, do Rendimento Social de Inserção e cidadãos com grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
Escalão B com descontos de 25% aplicável a reformados e pensionistas com rendimentos até 1,2 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (IAS), beneficiários de subsídio de desemprego ou subsídio social de desemprego dentro do mesmo limite, desempregados de longa duração, bem como cidadãos inseridos em agregados familiares com rendimento médio mensal equivalente inferior ou igual a 1,2 IAS.
Para usufruir destes descontos, os beneficiários deverão apresentar a documentação comprovativa exigida junto do operador de transporte no momento da requisição do passe mensal. No caso do Alto Tâmega e Barroso, esta documentação deve ser apresentada junto da empresa Flaviamobil, Lda., com sede Rua da Paz, Estrada do Seara, contacto telefónico 276 096 660.
O CirculaPT visa apoiar os cidadãos em situação de maior fragilidade socioeconómica, promovendo o uso regular do transporte público e incentivando uma mobilidade mais sustentável.
Os interessados poderão ver os documentos necessários através deste link: https://cimat.pt/wp-content/uploads/2025/04/circula-escaloes-requisitos.pdf