A Cooperativa Agrícola de Boticas (CAPOLIB) apresentou, esta terça-feira (dia 26 de novembro), o Mel do Barroso – DOP, Best Selection, um novo lote que conta com uma embalagem mais atrativa e mais apelativa ao consumidor. A cerimónia, realizada na sede da CAPOLIB, contou com a presença do Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), Manuel Cardoso, e do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga,.
Neste encontro foi ainda assinado um acordo de cedência de instalações da CAPOLIB à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, de forma a facilitar a deslocação dos vários agricultores e produtores do concelho, que poderão tratar de assuntos relacionados com a DRAPN num único espaço.
Durante a cerimónia foi reforçada por diversas vezes a necessidade de serem criadas parcerias entre as instituições, como forma de dar resposta à crise económica que o país, e o mundo rural em particular, atravessam. No discurso feito pelo Presidente da CAPOLIB, Albano Álvares, foi salientado o momento difícil que os produtores agrícolas atravessam, devido aos constantes cortes que a agricultura tem sofrido, apelando à criação de uma Associação de Apicultores, que viria reforçar o já existente Agrupamento de Produtores do Mel do Barroso, cuja função essencial seria a defesa da classe e o delineamento de estratégias de comercialização do produto. Num mercado cada vez mais competitivo, não só a nível nacional como também a nível internacional, é cada vez mais urgente reinventar a forma de apresentação dos produtos e criar parcerias com maior coesão e solidez, de forma a dar uma maior visibilidade ao produto e à região. O Diretor Regional da Agricultura e Pescas do Norte não deixou também de criticar a forma como os pequenos agricultores do interior têm sido prejudicados em relação a agricultores de outras zonas do país, nomeadamente dos grandes latifundiários, lembrando que os fundos da Política Agrícola Comum (PAC) devem destinar-se sobretudo aos agricultores de zonas economicamente e socialmente desfavorecidas. Criticou igualmente os cortes que têm sido feitos a este setor de atividade, tendo em conta que a agricultura foi o sector da economia nacional que mais contribuiu para o crescimento do PIB nos últimos dois anos.
O Presidente da Câmara mostrou-se extremamente recetivo à criação de parcerias entre instituições, relembrando que um dos grandes objetivos deste mandato é precisamente a criação do Gabinete do Mundo Rural, um gabinete que pretende apoiar os agricultores e potenciar as qualidades dos produtos tradicionais da região.
A cerimónia terminou com a visita à Casa do Mel, a unidade de extração, processamento e embalagem do Mel de Barroso – DOP, que faz anualmente uma extração de mel superior a vinte toneladas.