Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Boticas associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, proporcionando, nos passados dias 18 e 19 de Abril, visitas guiadas às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e dos Jardins-de-Infância à exposição permanente do CEDIEC (Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja), um espaço cultural do Município de Boticas destinado à valorização das expressões artísticas proto-históricas do Noroeste Peninsular, tendo como referência principal o achado excecional de quatro estátuas de Guerreiros no Outeiro Lesenho, que se tornaram emblema da cultura castreja e expoentes máximos da arqueologia nacional, com originalidade bem reconhecida também na história da arqueologia europeia.
A iniciativa despertou o maior interesse por parte das crianças, que assim tiveram oportunidade de contactarem de perto com um pedaço de grande importância da história do Concelho. A acompanhar a visita esteve a vereadora da Educação Maria do Céu Fernandes, que sublinhou a importância desta iniciativa, já que "permite dar a conhecer um pouco melhor o património do nosso concelho, demonstrando que tempos achados arqueológicos de uma grande riqueza e de um grande valor histórico, a que às vezes não é dada a devida atenção e importância. É fundamental que sobretudo os mais jovens possam apreciar este património e se empenhem na sua preservação durante muitos e longos anos, já que representa a história dos nossos antepassados e as raízes da nossa terra".
De recordar que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO. Este dia foi criado com o objetivo de sensibilizar o público para a diversidade do património cultural e os esforços que requerem a sua proteção e conservação. Assim, todos os anos é solicitado aos Estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de atividades e de visitas a sítios históricos, monumentos e museus.