Foi sob o lema “Navegamos por rotas de alegria e paz” e numa cerimónia simbólica que o Agrupamento de Escuteiros de Boticas partilhou na passada sexta-feira, dia 27 de dezembro, a “Luz da Paz de Belém” com o Município de Boticas.
O momento, que decorreu no Átrio da Câmara Municipal, contou com a presença do Vice-presidente da autarquia, Guilherme Pires, da Vereadora Isabel Torres, e do pároco da Paróquia de Boticas, Padre Domingos Teixeira dos Santos, que proferiu uma breve oração alusiva à iniciativa.
O objetivo da ação passa por cada agrupamento de escuteiros promover iniciativas de partilha da luz junto da comunidade local, como sinal de paz e amor ao próximo.
De referir que a “Luz da Paz de Belém” teve origem na Áustria e foi partilhada pela primeira vez em 1986. Esta iniciativa consiste na partilha da Luz que está permanentemente acesa na Gruta da Natividade, em Belém, na Palestina, e que já é uma tradição partilhada por todos os Agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas.
Este gesto de partilha, que simboliza a união, convida todos a refletirem sobre os valores de paz e fraternidade, tão necessários no contexto atual.