Vinho dos Mortos: o vinho oficial do “Sexta-feira 13”
BOTICAS, 2011-05-04 10:28:51

O célebre Vinho dos Mortos, ex-libris do concelho de Boticas, foi apresentado, no passado dia 2 de Maio, no núcleo sede do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre, como o vinho oficial do evento “Sexta-feira 13”.

O Município de Boticas é um concelho com história, onde o Vinho dos Mortos, que remonta a 1807, altura das invasões francesas, assume um papel de destaque. Tendo em conta que este vinho se tornou numa das maiores referências do concelho de Boticas existe, desde Fevereiro de 2008, o Repositório Histórico do Vinho dos Mortos. Este é uma espécie de museu onde toda a cadeia de produção do vinho está exposta, o que tem vindo a permitir manter viva no concelho esta tradição, que muitos procuram conhecer. Assim, neste espaço, sediado na freguesia de Granja, pode-se conhecer de perto a história deste vinho, a tradição da sua produção e, até mesmo, prová-lo.

O único produtor certificado deste vinho regional transmontano é Armindo de Sousa Pereira, que continua a produzir nos moldes tradicionais. A colheita de 2010 já se encontra à venda, sendo possível adquirir este verdadeiro "néctar dos deuses" em alguns pontos do concelho, como é o caso do Posto de Turismo, em alguns supermercados de implantação nacional e pela internet, através do site oficial www.vinhodosmortos.com.

A iniciativa “Sexta-feira 13”, que tem presença assídua no calendário cultural do Barroso, comemora-se no vizinho concelho de Montalegre e tem mais uma edição marcada no decorrer deste mês de Maio.

Dia do Homem   Litio     Ambiente   CPCJ   ANMP   Volta a Portugal   Presidente   Património Agrícola Mundial   Conselho Municipal de Juventude   B.V.B.   Canil Municipal   Kung Fu Boticas   Vespa das Galhas de Castanheiro   Visitas ao Concelho   Janeiras / Reis   GDB   Festas / Romarias   FestInVale   Visita de Estudo a Lisboa

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19