Aproveitando a realização da cerimónia de abertura da XII Feira Gastronómica do Porco, foi assinado em Boticas, entre a Autarquia, representada pelo presidente da Câmara, Fernando Campos, e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região do Norte (CCDRN), também representada pelo seu presidente, Carlos Lage, o Protocolo de Financiamento com vista à implementação do projecto “Boticas – Natureza e Biodiversidade”.
Este projecto visa a criação de um parque temático destinado a promover a correcta gestão de espaços protegidos e a preservação da biodiversidade, ao mesmo tempo que pretende ser um pólo dinamizador da economia local, procurando contribuir para o abrandamento do êxodo rural a que se tem assistido na região. É um projecto com um custo total de mais de 4 milhões de euros, e com uma comparticipação FEDER de cerca de 2,5 milhões de euros, que constitui uma referência básica para o desenvolvimento rural sustentável em áreas de montanha.
O Município de Boticas pretende desta forma tornar a área de intervenção, correspondente aos antigos Viveiros Florestais e Posto Aquícola da Relva, num espaço inovador, com recurso às novas tecnologias, valorizando os recursos endógenos existentes e permitindo a participação dos cidadãos em medidas de gestão que promovam a preservação de áreas com elevado valor ecológico.
No seguimento deste projecto foi também assinado um Protocolo de Cooperação entre o Município de Boticas e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), tendo por objecto a cooperação em acções de acompanhamento cientifico e técnico, representados respectivamente pelo presidente da Câmara e pelo reitor da UTAD, Armando Mascarenhas.
Durante esta cerimónia foram ainda assinados dois Protocolos de Financiamento entre a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Norte e o Município de Boticas, com vista à implementação dos projectos “Criação de um Gabinete Técnico” e “Revitalização dos Espaços Urbanos”, incluídos no Programa de Acção “Boticas Viva – Regeneração do Núcleo Antigo”, um projecto com um investimento total elegível de cerca 1,3 milhões de euros e uma comparticipação FEDER superior a 800 mil euros. Assinaram estes protocolos o presidente da Câmara e o vogal executivo do ON2, Carlos Duarte.
Foi ainda assinado um Protocolo de Cooperação entre o Município de Boticas, o Município de Montalegre e a “Ecomuseu-Associação de Barroso”, tendo por objecto a cooperação a nível financeiro e técnico entre os dois Municípios para o reforço da capacidade de realização dos fins estatutários desta associação, com vista à implementação de iniciativas que estabeleçam, para a região do Barroso, um verdadeiro museu do território, capaz de dar corpo e projecção à riqueza do seu património histórico, edificado, natural e etnográfico, e, por essa via, constituir um instrumento privilegiado para o processo de desenvolvimento em espaços rurais. Assinaram este protocolo os presidentes das câmaras municipais de Boticas e Montalegre, Fernando Campos e Fernando Rodrigues, respectivamente, e Albano Álvares e David Teixeira, pela direcção do Ecomuseu.
Para além dos representantes das entidades envolvidas na assinatura destes protocolos, já atrás referidas, a cerimónia de abertura da XII Feira Gastronómica do porco contou com a presença de muitas outras individualidades, entre as quais o Governador Civil do Distrito de Vila Real, Alexandre Chaves.