PAVT Apresentado em Congresso em Granada
BOTICAS, 2014-06-19 14:21:37

Foi apresentada, no passado dia 13 de Junho em Granada, a comunicação “O Projeto Pavt (Boticas, Portugal). Do Espaço e da Memória: simbioses de uma paisagem cultural”, no âmbito do VIII Congreso Internacional sobre Minería y Metalurgia Antiguas en el Sudoeste Europeo, organizado pela Sociedade Española para la Defensa del Patrimonio Geológico e Minero (S.E.D.P.G.Y.M.), pela Universidad de Granada (UGR) e pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

A comunicação, da autoria de Mafalda Alves, Luís Fontes e Bruno Osório, insere-se no quadro dos índices de divulgação científica do projeto PAVT, que pretendem promover e consolidar o conceito da Paisagem Cultural do Vale do Terva e da sua unidade orgânica de gestão municipal, o PAVT.

A comunicação incidiu sobre a caracterízação dos vários momentos da história da paisagem humana no Vale Superior do Terva  e sobre a consolidação de um dos mais profícuos programas de valorização de paisagens culturais no Norte de Portugal. Este projeto, ancorado no Complexo Mineiro Antigo do Vale Superior do Rio Terva cuja candidatura foi apresentada ao EEC PROVERE AQUANATUR – PA/1/2012 EIXO PRIORITÁRIO II – VALORIZAÇÃO ECONÓMICA DE RECURSOS ESPECÍFICOS ON.2 O NOVO NORTE, com investimento elegível de 1.087.089,00€ e financiamento FEDER de 869.671,20€, deu origem à classificação deste conjunto como Sítio de Interesse Público (Portaria n.º 386/2013, Diário da República, 2.ª série, N.º 115 , de 18 de junho de 2013) e à criação da figura do Parque Arqueógico do Vale do Terva, uma ferramenta fundamental para o fomento de um eixo local de desenvolvimento sustentável.

A investigação em curso, sob a direcção científica de Luís Fontes, desenvolve-se com base num protocolo institucional que associa, de forma exemplar, o Município de Boticas e a Universidade do Minho, através da sua Unidade de Arqueolologia.

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município