No passado sábado, 23 de novembro, decorreu o XXI Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde foi eleito um novo painel de autarcas para ocupar os órgãos da Associação, sendo eles o Conselho Diretivo, a Mesa do Congresso, o Conselho Fiscal e o Conselho Geral. O Congresso eletivo, que teve lugar em Santarém, terá agora uma nova Direção, liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado. O autarca de Coimbra passará a ocupar o lugar de Fernando Ruas, ex-Presidente da Câmara Municipal de Viseu, como Presidente do Conselho Diretivo, durante os próximos quatro anos.
Neste Congresso esteve também presente Fernando Queiroga, Presidente da Câmara Municipal de Boticas, que integrará a Mesa de Congresso da ANMP, como substituto de Pedro Coelho, Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos.
Na sua intervenção no decorrer deste Congresso, Fernando Queiroga criticou o centralismo político, sublinhando que os municípios exigem uma maior autonomia na gestão de dinheiros públicos, não só por terem um papel crucial na proximidade com as populações, mas também por conseguirem ter uma maior eficiência na gestão e distribuição dos fundos públicos, por conhecerem a realidade e as necessidades de cada região. De resto, a opinião unanime dos autarcas presentes neste XXI Congresso da ANMP é a de que "o poder local é um pilar fundamental da organização democrática e constitucional do Estado" e que "os municípios não aceitarão voltar a ser desconsiderados nos processos decisórios".