De forma a alertar a população local para o furto de metais não preciosos, alguns agentes do SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente) da GNR de Chaves estiveram, no passado dia 6 de Março, no Auditório Municipal de Boticas, a realizar algumas palestras de prevenção, especialmente dedicadas aos agricultores botiquenses, que aderiram em massa.
Foram dados alguns conselhos considerados essenciais na prevenção destes furtos, “que por vezes acabam por acontecer devido a alguma desatenção e descuido da própria vítima”. Assim, foi aconselhado armazenar sempre os equipamentos em locais fechados, não deixar as chaves dentro das viaturas agrícolas, não abandonar no campo sem vigilância um equipamento agrícola quando ocorrer uma avaria, ter a marca de identificação em toda a maquinaria, motores e ferramentas, criar um inventário com a descrição, o número de série, o número do chassis e o modelo de todas as suas viaturas e máquinas, assim como o seu registo fotográfico. Ao mesmo tempo, os agentes aconselharam a todos os presentes a alteração das suas rotinas diárias, para que a sua atividade seja o mais imprevisível possível.
Os agentes do SEPNA fizeram, ainda, uma apresentação sobre esta problemática nos Paços do Concelho, que contou com presença de alguns membros do Executivo Camarário e dos Presidentes de Junta de Freguesia do concelho.