O Executivo Camarário reuniu, nos passados dias 7 e 8 de Novembro, com as Juntas de Freguesia do concelho de forma a dar seguimento à preparação do Orçamento e do Plano de Atividades para o ano de 2012.
Tendo em conta as dificuldades económicas que as autarquias atravessam, tanto o Orçamento como o Plano de Atividades para o novo ano que se aproxima - e que se avizinha ser difícil para todos os portugueses - terão que sofrer algumas reduções. Esta será uma medida necessária para se conseguir diminuir as despesas e, assim, assegurar a concretização dos compromissos mais urgentes e indispensáveis para o futuro sustentável do concelho.
No âmbito do Orçamento Participativo que a autarquia implementou já pelo quarto ano consecutivo, os representantes das Juntas de Freguesia apresentaram, durante as reuniões, os investimentos que consideram importantes ser implementados no Concelho e, por conseguinte, inscritos no Orçamento Municipal de 2012. Sugestões que, posteriormente, serão analisadas e ponderadas de acordo com a disponibilidade orçamental e a sua viabilidade e importância.
Por último, foi também abordada e debatida a reorganização das freguesias, uma medida que o Governo está a levar a cabo e que tem gerado alguma controvérsia. Com vista à futura reforma da Administração local, os responsáveis autárquicos apresentaram e debateram a proposta do Governo de aglomeração de freguesias e discutiram as eventuais soluções.