Sessão de Esclarecimento sobre Radão
BOTICAS, 2015-11-23 16:53:42

Decorreu na passada sexta-feira, dia 20 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma sessão de esclarecimento sobre o radão. Uma iniciativa organizada pelo Associação Ambiental e Cultural Celtiberus (AACC) juntamente com o Município de Boticas, Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e Lusoradon.

No painel de convidados estiveram o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, o representante da Associação Celtiberus, Nuno Teixeira, a docente da UTAD, Maria Elisa Gomes e um responsável da empresa Lusoradon, Bruno Nogueira.

O objetivo principal da realização da campanha de sensibilização foi esclarecer a população do concelho barrosão acerca das consequências para a saúde da concentração excessiva deste gás radioativo e cancerígeno de origem natural, com tendência para se acumular nas habitações, e mostrar quais as formas mais corretas de prevenção.

O radão resulta de pequenas quantidades de Urânio e Rádio presentes, em proporções variáveis, na maior parte dos solos e rochas e, consequentemente, na maioria dos materiais de construção.

Segundo o Instituto Tecnológico Nuclear português (ITN) existe no distrito de Vila Real uma grande concentração de radão. Estando Boticas localizada numa região granítica é natural que exista uma maior exposição a este gás.

O risco associado ao radão deve-se, essencialmente, a partículas radioativas que ao serem inaladas se espalham pelos tecidos dos pulmões e podem dar origem ao desenvolvimento de cancro.

“É importante que se realizem este tipo de ações de sensibilização para manter a população informada acerca de um fenómeno que nos afeta diretamente. Estamos numa zona granítica, a exposição ao radão é maior e foi esse o motivo que nos levou a realizar esta sessão de esclarecimento”, disse Fernando Queiroga.

Para que as pessoas possam fazer a medição dos níveis de radão existente nas suas casas, a Câmara Municipal de Boticas, a Lusoradon, UTAD e AACC disponibilizaram 100 medidores por apenas 10€ cada.

Para mais informações ou aquisição do medidor deverá contactar a sua junta de freguesia ou a Associação Celtiberus através do telefone: 276 410 206 e/ou e-mail: aaceltiberus@gmail.com

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19