O Concelho de Boticas acolheu, no passado sábado, dia 15 de setembro, um grupo de autarcas de Santa Maria da Feira, liderados pelo presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, Alfredo Henriques e Emídio Sousa, respetivamente, no âmbito da visita que os autarcas deste município realizam anualmente.
Na receção nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara, Fernando Campos, e pelo vice-presidente Fernando Queiroga, o autarca botiquense fez uma breve apresentação do concelho à comitiva de Santa Maria da Feira, complementada, depois, com a apresentação de um vídeo do concelho de Boticas.
Segundo explicou Fernando Campos, reconhecido pela visita dos autarcas da Feira, "estamos entre autarcas e isso permite trocar experiências, em prol do desenvolvimento dos nossos concelhos". Reconhecendo que são dois municípios, um do interior e outro do litoral, com muitas diferenças, "em muitos aspetos há desafios comuns", acrescentando que "também podemos aproveitar esta visita para promover o nosso concelho, já que a maioria dos autarcas de Santa Maria da Feira não conheciam Boticas e acreditamos que o nosso concelho seja capaz de, possivelmente, trazê-los de volta numa outra oportunidade".
Já para o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Alfredo Henriques, "há uma excelente primeira impressão para quem visita Boticas pela primeira vez", destacando "a beleza do concelho e o arranjo do espaço o público". Quanto à visita que anualmente os autarcas da Feira fazem a um concelho do país, permite "conhecer outras realidades e trocar experiências com autarcas doutros concelhos", que, neste caso, "sendo municípios com realidades diferentes, têm, porém, problemas em comum, pelo que o desafio é que cada município tenha o engenho e a arte para dar as respostas adequadas aos seus problemas e, por outro lado, criar condições para o desenvolvimento e progresso dos mesmos".
Após a receção nos Paços do Concelho, foi proporcionada uma visita por Boticas, destacando-se a visita ao Parque de Natureza e Biodiversidade, durante a tarde, implementado ao abrigo de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, com um investimento total elegível de 3.018.858,04 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 2.415.086,43€ com uma taxa de comparticipação de 80%.