No âmbito do projeto “A Sorrir de Norte a Sul” e de forma a promover os cuidados de saúde oral, a Câmara Municipal de Boticas e a ONG Mundo a Sorrir organizaram, no dia 24 de Fevereiro, um conjunto de ações de sensibilização e rastreios de saúde oral, especialmente dedicadas aos mais novos do concelho.
O cenário desta campanha de sensibilização foi o autocarro “Saúde Oral sobre Rodas” que esteve na Praça do Município, onde dois médicos dentistas realizaram o rastreio às crianças dos Jardins-de-Infância do concelho, onde o Presidente da Autarquia, Fernando Campos marcou presença. Também algumas dezenas de adultos não deixaram de aderir à iniciativa realizando também o rastreio.
Simultaneamente, decorreram um conjunto de ações de sensibilização no Auditório Municipal destinadas às cerca de 200 crianças do 1º Ciclo de Boticas, onde a vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes fez questão de estar presente. Ações que incidiram, essencialmente, na importância e na correta forma das crianças realizarem a sua higiene oral, tendo como objetivo reduzir a incidência e a prevalência das doenças orais nas crianças e adolescentes e melhorar os conhecimentos e comportamentos sobre saúde oral.
Tendo em conta que no interior do país a população adulta pertence ao grupo de portugueses com maior índice de perda dentária e com poucos recursos e interesse pela reabilitação oral, a autarquia de Boticas decidiu, naturalmente, aliar-se a esta iniciativa para demonstrar aos mais jovens que a aposta na Saúde Oral é também uma aposta no bem-estar geral de cada um.
De forma a lembrar esta temática encontra-se no átrio dos Paços do Concelho um objeto de arte, onde foram depositadas escovas de dentes velhas, que simbolizam um mês dedicado à Saúde Oral no concelho de Boticas. No final desta iniciativa, o objeto será oferecido ao município que mais se empenhar na promoção da Saúde Oral.
É de salientar ainda que esta iniciativa contou com o apoio dos Enfermeiros do Centro de Saúde de Boticas e dos Médicos Dentistas locais.