O Município de Boticas é a única autarquia de Trás-os-Montes e um dos apenas nove de todo o país que vai devolver, na totalidade, aos seus munícipes os 5% do IRS a que tem direito, durante o próximo ano de 2012, o que representa uma diminuição de cerca 100 mil euros nas receitas da autarquia.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Campos, apesar dos tempos de crise que se atravessa e a importância deste montante para os cofres da autarquia “esta medida é uma mais-valia para a fixação de habitantes no concelho”, que tem sido fustigado pela desertificação nos últimos anos. “Queremos criar as condições necessárias para que as pessoas escolham Boticas para viver”, afirmou o edil, salientando as várias medidas tomadas, essencialmente ao nível da iluminação e dos consumíveis utilizados diariamente na autarquia, para reduzir as despesas e colmatar o ausência desta receita.
Recorde-se que todos os anos os Municípios têm direito a uma participação variável até 5% no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respectiva circunscrição territorial, relativamente aos respectivos rendimentos do ano anterior.