Comemorações do 53º Aniversário dos Bombeiros de Boticas
BOTICAS, 2024-06-04 15:23:15

Vídeo

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas (AHBVB) comemorou, no passado domingo, dia 2 de junho, o 53º Aniversário da sua fundação, numa cerimónia simples, mas muito participada.

A celebração teve início, como habitualmente, com o hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional, e a romagem ao cemitério, para homenagem a bombeiros e dirigentes já falecidos. Seguiu-se a apresentação da formatura, no Quartel dos Bombeiros, às várias entidades e instituições locais, regionais e nacionais, bem como familiares, amigos e sócios da Associação Humanitária.

Ainda na parada realizou-se a cerimónia de Promoções e Condecorações aos Bombeiros com mais de 5, 15, 20, 25 e 30 anos ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Boticas, seguindo-se a sessão solene no salão nobre do quartel dos bombeiros.

A sessão solene contou com intervenções do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Carlos Gomes, do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Emanuel Santos, e do Presidente da Câmara Municipal de Boticas e da Direção da AHBVB, Fernando Queiroga. Estiveram também presentes na mesa a representante da Assembleia Municipal de Boticas, Sandra Reis, o Presidente da Assembleia Geral da AHBVB, Nuno Fernandes, e o vice-presidente da Direção da AHBVB, Carlos Ferreira.

Na sua intervenção, Fernando Queiroga, Presidente da Câmara e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas, destacou a capacidade dos elementos da associação, uma vez que “as ocorrências são cada vez mais, não só a nível de incêndios, mas de proteção civil, e, por isso, temos de ter uma associação forte e elementos com muita capacidade, o que, modéstia à parte, nós temos”.

Fernando Queiroga agradeceu ainda “a todos os bombeiros botiquenses e aos dirigentes da AHBVB pela dedicação que têm aos Bombeiros”, referindo que, “é uma honra servir esta casa e a todos. Nem sempre corre bem, há problemas, mas com a paixão e dedicação que temos a esta causa, conseguimos ultrapassar tudo e vamos continuar a conseguir”, realçando “o apoio de todos os familiares pela compreensão, que são os que mais sofrem com a vossa ausência, e que se associam sempre aos nossos eventos”.

Apesar da cerimónia simples, mas com muito simbolismo, porque “todas as verbas que conseguimos angariar são direcionadas para preparar e equipar os nossos bombeiros da melhor forma”, as comemorações ficaram marcadas pela bênção de uma nova Ambulância de Socorro 4x4, apadrinhada pela vereadora da Câmara Municipal, Isabel Torres.

Segundo o Presidente da AHBVB, Fernando Queiroga, a aquisição desta viatura surgiu, “porque temos muitos momentos de neve e gelo durante o ano, e era apenas o carro de comando que estava equipado para enfrentar estas condições climatéricas adversas, ou seja, não tínhamos a capacidade para transporte de doentes”, adiantando que o próximo objetivo é a aquisição de um sistema de compressão torácica, já que  “as unidades de saúde estão cada vez mais longe e para que a nossa população fique tranquila vamos adquirir esse equipamento, para que estejamos bem preparados para ajudar a salvar vidas”.

Terminada a sessão solene, decorreu a missa comemorativa na igreja de Nossa Senhora da Livração.  Logo após a missa, realizou-se o tradicional desfile apeado e motorizado pelo centro da vila de Boticas e a homenagem a todos os bombeiros junto ao monumento dedicado aos soldados da Paz, localizado na rotunda do Largo Conde Vila Real.

Por fim, decorreu no Pavilhão Multiusos o almoço convívio onde não faltou o habitual bolo de aniversário alusivo ao 53º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Boticas.

+Boticas   Juventude   Festas / Romarias   Exposições   Confraria   S. Sebastião   Canil Municipal   Cartão Social   Obras   Senhor do Monte   Kung Fu Boticas   Janeiras / Reis   B.V.B.   Gond-Pontouvre   Atividades de Verão   FestInVale   Sapadores Florestais   Protecção Civil   Centro de Artes   Visita de Estudo a Lisboa

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19