A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, visitou Boticas no passado sábado, dia 27 de Julho, num dia de festa e de grande simbolismo para o Concelho, marcado pela inauguração de um conjunto de importantes equipamentos culturais que vêm transformar Boticas numa verdadeira referência cultural da região e do norte do país.
Entre essas inaugurações conta-se a do Centro de Artes Nadir Afonso, que abriu as portas ao público com uma exposição de 80 obras do mestre Nadir Afonso, refletindo o seu percurso artístico ao longo dos anos e que se constituiu como uma oportunidade única de apreciar no mesmo espaço um conjunto tão vasto de pinturas daquela que é inquestionavelmente uma das maiores figuras da pintura mundial contemporânea.
Inaugurado foi também o Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Vale do Terva, em Bobadela, e a Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, integrada na "rede de casas do conhecimento", com a particularidade do Município de Boticas ter sido o quinto a integrar esta "rede" e o primeiro a fazê-lo fora da região do Minho (os outros município são o de Fafe, Paredes de Coura, Vieira do Minho e Vila Verde). Estas "Casas do Conhecimento" são, resumidamente, espaços dinamizadores da Sociedade do Conhecimento e inovação, apoiando e desenvolvendo atividades que proporcionem os seus benefícios ao maior número possível de cidadãos e promovendo, deste modo, o combate à info exclusão e às assimetrias digitais.
Neste périplo de inaugurações, a Presidente da Assembleia da República passou ainda por Ardãos, onde foi recebida pela população e inaugurou as obras de beneficiação do espaço envolvente à sede da Junta de Freguesia.
A assinalar a visita da Presidente da Assembleia da República ao Concelho, o Município de Boticas atribuiu a Assunção Esteves a Medalha de Mérito Municipal, em reconhecimento pelo papel relevante e os serviços prestados quer à população do distrito de Vila Real, quer à do Alto Tâmega e em especial ao Município de Boticas, e pelo facto de manter sempre uma profunda ligação com a região, procurando ser uma voz ativa na defesa intransigente dos seus direitos e contribuindo de forma empenhada para o seu desenvolvimento e bem-estar da sua população.
Distinguido foi também o Regimento de Infantaria de Chaves (RI), a quem o Município atribuiu igualmente a Medalha de Mérito Municipal.
O momento foi ainda aproveitado para a assinatura do protocolo de adesão do Município de Boticas à já referida rede de casas do conhecimento e de um protocolo de colaboração com o Município de Vila Nova de Famalicão, na área da investigação, conservação, defesa, exposição e divulgação do seu património cultural, com particular destaque para a promoção e valorização das suas estações arqueológicas, em particular as que se enquadram na rede de Castros do Noroeste Peninsular.
A terminar este dia de festa, à noite realizou-se na Praça do Município, em Boticas, um concerto sinfónico pela Banda Militar do Porto, numa cortesia do regimento de Infantaria de Chaves (RI19).