O Pavilhão Multiusos de Boticas recebeu esta sexta-feira, dia 4 de abril, a 2º Jornada Técnica das Equipas e Brigadas de Sapadores Florestais do Alto Tâmega e Barroso, organizada no seguimento da elaboração de um plano de atividades operacionais para 2025, pelo Núcleo de Coordenação sub-regional do Alto Tâmega e Barroso do ICNF/GFR.
A iniciativa contou com a presença da Diretora Regional do Norte do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Sandra Sarmento, do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, entre outros.
Para a Diretora Regional do ICNF, Sandra Sarmento, “esta ação de capacitação pretende trazer mais conhecimento e especialização e também celebrar aquilo que é o trabalho dos sapadores, desempenho e dedicação a defender o território e a nossa floresta”, agradecendo, por isso, “o compromisso e o esforço de todos”, disse a responsável.
Por sua vez, o Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, realçou “o trabalho bem visível que os sapadores têm vindo a fazer” acrescentando que “tendo em conta a riqueza florestal da região, não podemos descurar a valorização da floresta, que representa uma mais-valia”.
Durante a manhã, foram debatidos vários temas, desde comportamentos a ter em conta no terreno, ao balanço da atividade do ICNF.
A sub-região do Alto Tâmega e Barroso contabiliza atualmente 34 equipas de sapadores florestais com 178 operacionais, sendo estas consideradas uma mais-valia para o território no âmbito da prevenção e apoio ao combate a incêndios rurais.