II Concurso de Cão de Gado Transmontano de Boticas
BOTICAS, 2015-08-19 16:55:06

Vídeo

A Praça do Município acolheu, no passado dia 12 de agosto, a segunda edição do Concurso de Cão de Gado Transmontano.

A iniciativa, organizada pelo Município de Boticas, que conta com o apoio da Associação de Criadores de Cão de Gado Transmontano (ACCGT), do Clube Português de Canicultura (CPC) e da Trás-os-Vet - Sociedade de Medicina Veterinária, tem como principal objetivo a preservação e divulgação do Cão de Gado Transmontano, raça originária da zona nordeste de Trás-os-Montes e que é considerada património genético desta região do país.

O concurso contou com a participação de cerca de meia centena de exemplares da raça, que foram avaliados pelo juiz do CPC, Luís Catalan, coadjuvado pelo comissário João Silvino, também do CPC, e pelo médico veterinário do município, João Paulo Costa.

O juiz da 2ª edição do concurso, Luís Catalan, explicou que “a principal função deste cão é a guarda e proteção de gado bovino e caprino. São animais com caraterísticas muito próprias, devido ao seu porte grande. Para além de fiéis amigos, são animais muito apreciados pelos pastores desta região”.

Pedro Moura, criador de cão de gado transmontano, afirmou que “a paixão por estes animais surgiu já há alguns anos, quando decidi arranjar um cão para ter em casa. Tive conhecimento da existência desta raça, consegui ter um exemplar e desde aí comecei a fazer criação”.

Depois das exibições e da avaliação do júri foram entregues os prémios a cada um dos vencedores das categorias do concurso. A atribuição dos prémios ficou a cargo do Vice-presidente da Autarquia, Guilherme Pires, e da Vereadora Maria do Céu Fernandes.

Esta edição do concurso ficou, ainda, marcada pela doação de dois exemplares da raça (macho e fêmea), feita pela ACCGT ao Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade.

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município