Município de Boticas aposta na valorização do Sítio GIAHS
BOTICAS, 2019-06-24 10:41:49

Município de Boticas aposta na valorização do Sítio GIAHS

No seguimento da classificação da região do Barroso, constituída pelos Concelhos de Boticas e Montalegre, como Património Agrícola Mundial pela FAO e no sentido de materializar o plano de ação definido no processo de classificação, o Município de Boticas apresentou uma candidatura, designada “Valorização do Património Paisagístico do Barroso - Território GIAHS” - PDR2020-10.2.1.6-FEADER-049892, no âmbito do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural 2020, Medida 10.2.1.6 – Renovação de Aldeias, enquadrada no aviso N.º002/ADRAT/10216/2018, tendo sido aprovada com um investimento total elegível de 75.464,00€ e uma comparticipação FEADER de 37.732,01€, correspondente a uma taxa de cofinanciamento de 50% do custo total elegível da operação.

No âmbito deste projeto estão previstas a realização de intervenções em diversos pontos estratégicos do Concelho, destinados à criação de uma rede de observatórios com vista à valorização do património natural, a construção de infraestruturas de apoio à observação da paisagem e, ainda, a colocação de painéis informativos de entrada no território GIAHS (Globally Important Agricultural Heritage Systems) nos três principais acessos ao Concelho de Boticas.

O Presidente da Câmara, Fernando Queiroga, referiu que “este investimento vai contribuir para promover e divulgar este território, o primeiro do país a ser classificado como património paisagístico e agrícola mundial, permitindo que todos aqueles que nos visitam possam apreciar as belas paisagens existentes nesta região”, acrescentando que “é fundamental que se valorize e que se criem medidas de investimento ajustadas especificamente a este território e à sua preservação”.

Vespa das Galhas de Castanheiro   Chegas de Bois   Freestyle   Património Agrícola Mundial   +Boticas   Dia do Homem   Conselho Municipal de Segurança   Ambiente   BTT   Natalidade   Protecção Civil   B.V.B.   Natal   Assembleia Municipal   Atividades de Verão   Conselho Local de Ação Social   Idosos   Festas/Romarias   Actividades de Verão   Litio

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19