O Aquanatur Palace, em Chaves, recebeu, no passado dia 31 de março, a discussão da Sustentabilidade e Crescimento do Interior, no âmbito do II Fórum de Turismo do Alto Tâmega e Barroso. A iniciativa integrou, ainda, a atribuição da distinção do título de 4º Embaixador do Alto Tâmega e Barroso à FORMA – Estúdio de Dança de Chaves.
O Presidente da Câmara Municipal de Chaves e da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), Nuno Vaz, foi o anfitrião do evento dando as boas-vindas aos mais de 250 participantes. A sessão de abertura contou, ainda, com as intervenções de Luís Pedro Martins, Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo.
O palco 360º recebeu, de seguida, a Visão dos “Influencers” – grupo de jornalistas e influenciadores digitais que durante o fim de semana percorreu todo o território, conhecendo algumas das muitas potencialidades turísticas e gastronómicas.
Numa reflexão de presente e futuro do Interior intervieram Ramiro Gonçalves, Primeiro Secretário Executivo da CIMAT e, novamente, Luís Pedro Martins. O primeiro focou a sua exposição naquela que foi a estratégia desenhada para o turismo na Região, em 2018, fazendo um balanço da evolução desta área ao longo dos últimos sete anos, ao mesmo tempo que apontou ambições futuras para o Alto Tâmega e Barroso. O Presidente do TPNP centrou a sua intervenção na apresentação dos números turísticos da Região Norte, bem como em propostas para dinamizar ainda mais este setor.
Este painel contou, ainda, com os contributos do Diretor de Competitividade da Agência Galega de Turismo, Iván Meléndez Medela, para apresentar a sua visão sobre as potencialidades turísticas o Alto Tâmega e Barroso, bem como a realidade espanhola nesta área e propostas transfronteiriças.
De tarde, os trabalhos foram encetados pelos “Novos Povoadores” – conjunto de operadores turísticos e culturais do território – que fizeram uma breve apresentação do seu negócio, perspetivando também metas que não só potencializarão a sua atividade, como também servirão de alavanca para a Região.
Sob a premissa “Gastronomia, Águas e Vinhos” a Associação de Desenvolvimento Regional do Alto Tâmega (ADRAT) apresentou os dados resultantes do projeto “Alimentação Segura no Alto Tâmega e Barroso”, seguindo-se a Carta de Vinhos de Trás-os-Montes, pela Comissão Vitivinícola Regional de Trás-os-Montes (CVRTM). Por fim, deu-se a apresentação do Portfólio Gastronómico, pela Aquavalor – Centro de Investigação e Transferência de Tecnologia da Água, tendo sido dada a oportunidade aos participantes de degustar alguns produtos confecionados com água termal.
O momento alto do dia foi a atribuição do título de 4º Embaixador do Alto Tâmega e Barroso à FORMA – Estúdio de Dança de Chaves, tendo o auditório sido presenteado com uma atuação das alunas.
Na sessão de encerramento usou, novamente, da palavra Nuno Vaz, acompanhado por António Cunha, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
O espaço escolhido para a realização deste evento está marcado por um grande simbolismo, pois era o antigo Cine-teatro Flaviense, encerrado durante décadas. Recorde-se que o Aquanatur Palace é um espaço multiusos, localizado na artéria comercial mais relevante da cidade de Chaves, capaz de receber eventos de dimensão significativa e, em simultâneo, proporcionar experiências únicas através da interação, experimentação e aprendizagem em torno da água, baseado em tecnologia de realidade virtual, realidade aumentada e holografia, que permitem uma interação imersiva e multissensorial, numa das maiores salas imersivas do País.
A água é o recurso endógeno que serve de ponto de partida para este espaço, que pretende não só dinamizar todo o conceito histórico, cultural e educativo associado, mas também criar as condições para que a Região do Alto Tâmega e Barroso assuma uma posição diferenciadora ao nível da capacidade de realizar projetos de investigação em novas áreas como as relacionadas com a inovação tecnológica.