O Município de Boticas, representado pelo Técnico Superior Ricardo Mota, participou no III Encontro Nacional de Molinologia que se realizou no passado fim-de-semana de 7 e 8 de novembro, no concelho de Albergaria-a-Velha.
Este evento foi organizado pelo município anfitrião em parceria com a TIMS - The International Molinological Society (Sociedade Internacional de Molinologia), Rede Portuguesa de Museus e Etnoideia.
Sábado, dia 7 de novembro decorreram as jornadas com as apresentações dos projetos das várias instituições presentes, numa perspetiva de recolha, aprofundamento e partilha do Saber e do Saber Fazer tradicionais ao nível da Etnotecnologia e da Molinologia Portuguesa.
Neste contexto, Boticas apresentou as várias ações desenvolvidas no concelho, e divulgou os percursos turísticos e o património molinológico concelhios, bem como a paisagem e a riqueza ambiental a eles associadas. A organização do encontro pretendia ainda uma reflexão conjunta através do desenvolvimento de ações de reabilitação e valorização de moinhos.
Neste âmbito, decorreu também um workshop designado “Já-Viveiro de Projetos”, ministrado pelo Molinólogo e Antropólogo Jorge Augusto Miranda.
No domingo, dia 8 de novembro, houve lugar à visita ao riquíssimo património molinológico de Albergaria-a-Velha..
Recorde-se que o Município de Boticas foi um dos municípios pioneiros, a nível nacional, na reabilitação dos seus moinhos e pertence, desde a primeira hora, à Rede Portuguesa de Moinhos, à qual todos os anos se associa em várias ações, nomeadamente no Dia Nacional dos Moinhos e Dia dos Moinhos Abertos, iniciativa que na edição de 2015 mereceu toda uma semana dedicada a esta temática através da realização da Semana do Pão e dos Moinhos de Boticas, que decorreu entre 7 e 12 de abril do presente ano.