Apresentação pública do Projeto EcoPeak4Fish em Boticas
BOTICAS, 2023-04-20 11:57:37

Apresentação pública do Projeto EcoPeak4Fish em Boticas

O Instituto Superior Técnico (IST) e a Hidroerg – Projetos Energéticos, Lda. têm o prazer de o convidar a participar na Sessão Pública de Divulgação do Projeto EcoPeak4Fish - uma abordagem integrada para a sustentabilidade das populações piscícolas a jusante de Aproveitamentos Hidroelétricos (www.ecopeak4fish.com), que terá lugar no próximo dia 12 de maio, em Boticas.

O evento, que irá decorrer das 9h30 às 15h00, será dividido em duas componentes, nomeadamente a apresentação de comunicações no Auditório Municipal de Boticas, sobre a importância da produção de energia hidroelétrica e a sua integração no ambiente aquático, designadamente através da mitigação de impactos na fauna piscícola, a que seguirá um período de debate com todos os participantes e, ainda, a visita ao Aproveitamento Hidroelétrico (AHE) de Covas do Barroso, com uma caminhada opcional de 2 kms, onde será não só dado a conhecer o aproveitamento hidroelétrico, mas também os trabalhos que se encontram a decorrer a jusante do aproveitamento que envolvem a proteção das espécies piscícolas nativas, incluindo a truta, a boga e o escalo.

No final da visita será servido um almoço volante aos participantes.

De referir que o EcoPeak4Fish visa analisar os impactos das variações bruscas de caudal na ictiofauna a jusante dos referidos AHEs, resultantes da produção de energia elétrica. Uma vez analisados esses impactos o projeto prevê o desenvolvimento de medidas de mitigação morfológicas, como a conceção e instalação de refúgios aquáticos, otimizando o funcionamento das centrais hidroelétricas por forma a harmonizar a maximização do habitat piscícola com a capacidade de produção energética. Como resultados do projeto salientam-se o desenvolvimento de um protótipo de refúgio, um sistema inovador de monitorização do seu uso na deteção do movimento dos peixes e o desenvolvimento de uma metodologia inovadora que coloque no mesmo paradigma a economia, a engenharia e a ecologia, para um funcionamento sustentável dos AHEs.

Este projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, conta ainda com a participação do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE), e com parceria internacional do Department of Computer Systems, da Tallinn University of Technology, na Estónia e do projeto SmartFishways da Universidad de Valladolid, Spain.

Inscrições até ao dia 28 de abril de 2023, através do seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeAyDbVz93GBEKTwsQKQl4ChLPy3xrrFg2lgEI8Dppsj7094A/viewform.

Anexo Disponível

[Formato . pdf - 1.37 MB KB]

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19