A Câmara Municipal de Boticas, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), em colaboração com a Divisão de Educação e Desenvolvimento Social e o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, assinalou na passada sexta-feira, dia 28 de março, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta com a plantação de vários exemplares de carvalhos nas imediações dos Serviços Florestais (Padrão).
O Dia Mundial da Árvore e da Floresta, comemora-se anualmente a 21 de março, mas devido às más condições climatéricas que se fizeram sentir nesse dia as atividades foram adiadas.
Durante a manhã, as crianças dos 1º e 2º ciclos plantaram, com ajuda dos professores e dos Sapadores Florestais Municipais, várias árvores por turma, que os próprios alunos germinaram no âmbito do programa Eco Escolas.
Esta iniciativa culminou, já no período da tarde, no recinto da escola, com o hastear da Bandeira Verde Eco Escolas, que contou ainda com um momento musical e de dança protagonizado por alguns alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro.
A iniciativa contou também com a presença da vereadora da Câmara Municipal, Isabel Torres, e para além de assinalar a data serviu ainda para sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção das florestas e da preservação do meio ambiente.
Para além desta iniciativa, houve ainda outra atividade realizada com alguns alunos do agrupamento, que com a ajuda dos professores e do representante da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT), procederam à plantação de ervas aromáticas na Horta Pedagógica Biológica, nas instalações do Agrupamento, no âmbito do programa Eco Escolas.
Esta iniciativa pretende estimular os alunos a cuidarem da sua horta e alertar para a importância de uma alimentação saudável, baseada na prática de uma agricultura sustentável.