A Câmara Municipal de Boticas foi distinguida pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social com a Bandeira de Mérito Social, um dos mais prestigiantes galardões atribuídos em Portugal.
A gala de Mérito Social, decorreu na passada terça-feira, dia 25 de março, em Oliveira de Bairro, e contou com a presença do Vice-presidente da autarquia de Boticas, Guilherme Pires.
A primeira Gala de Mérito Social, organizada pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, uma associação cujo objetivo é a promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, visou destacar as entidades com melhores praticas sociais.
De todas as 532 participações, o Município de Boticas foi uma das galardoadas com a Bandeira do Mérito Social. A autarquia botiquense recebeu a distinção no âmbito do Cartão Social, uma medida que tem como objetivo minimizar as situações de insuficiência económica das famílias ou indivíduos residentes no concelho.
O Cartão Social mereceu o reconhecimento de Mérito Social pelo seu impacto direto na melhoria das condições de vida das populações mais vulneráveis.
Este programa promove a inclusão social ao atender às necessidades básicas das famílias carenciadas, idosos, pessoas com deficiência e estudantes, reduzindo desigualdades e fortalecendo a justiça social. Os benefícios proporcionados – como os descontos significativos em água, saneamento, medicamentos e serviços municipais, além de apoios à educação, saúde e habitação – representam um alívio financeiro essencial para os beneficiários. Esta abordagem abrangente garante o acesso a serviços fundamentais, promove dignidade e bem-estar, e contribui para uma maior coesão social no concelho.
O Cartão Social não apenas mitiga situações de insuficiência económica, mas também estabelece bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo, demonstrando um compromisso com a equidade e a solidariedade social.
A Bandeira de Mérito Social foi criada em 2022 e, de acordo com o regulamento, é atribuída por proposta do Conselho Consultivo da ANGES a organizações que promovam o bem-estar social e o desenvolvimento social e tenham nas suas práticas intervenções que visem menorizar a vulnerabilidade, a pobreza e o estado de necessidade de indivíduos ou comunidades.
Este galardão tem como finalidade estimular a criação e manutenção de projetos que contribuam para a redução de desigualdades sociais e para a melhoria das condições de vida de populações vulneráveis. Além disso, procura valorizar as iniciativas que promovam uma sociedade mais inclusiva e solidária.