Boticas foi um dos 26 municípios portugueses que assinaram, no passado dia 21 de março, um protocolo de cooperação com o governo de Timor-Leste, tendo em vista a reestruturação do sistema governativo timorense e o apoio à criação de autarquias no território.
A cerimónia de assinatura dos protocolos decorreu na Embaixada de Timor-Leste em Lisboa e o Município de Boticas esteve representado pelo seu Vice-presidente, Fernando Queiroga, sendo o governo timorense representado pelo secretário de Estado da Descentralização Administrativa de Timor-Leste, Tomás Cabral e a embaixadora de Timor-Leste em Lisboa, Natália Carrascalão. A secretária de estado Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Ana Rita Barosa, foi a representante do Governo Português nesta cerimónia.
O secretário de Estado da Descentralização Administrativa de Timor-Leste referiu que estão a ser "estabelecidas comissões instaladoras nos treze distritos e preparada a política de descentralização e a legislação, sendo que os Municípios portugueses irão apoiar tecnicamente o processo de descentralização em Timor-Leste, estando também prevista a formação de funcionários timorenses em Portugal"..
Para além de Boticas, os municípios portugueses que já se disponibilizaram para apoiar Timor-Leste foram Abrantes, Bragança, Campo Maior, Cascais, Castelo Branco, Figueira de Castelo Rodrigo, Figueira da Foz, Funchal, Grândola, Guarda, Ílhavo, Lagoa, Lamego, Lisboa, Melgaço, Murça, Oleiros, Ourém, Paredes, Rio Maior, Tondela, Torres Novas, Vila Franca de Xira, Vila Velha de Ródão e Viseu.
O Governo timorense pretende realizar as primeiras eleições autárquicas já em 2015.