Câmara de Boticas colocou armadilhas para captura de vespa asiática
BOTICAS, 2024-02-27 16:23:40

O Município de Boticas procedeu na semana passada, recorrendo aos serviços de uma empresa especializada e contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Boticas, à colocação de armadilhas para a captura de Vespa Velutina, mais conhecida por vespa asiática, em locais do concelho com registo de maior frequência de ocorrência de ninhos, de acordo com a informação obtida em anos anteriores. Esta ação complementa, assim, de forma concertada, a iniciativa anterior, em que foram distribuídas armadilhas a todos os apicultores do concelho. Nesta fase, entre fevereiro e maio, o principal objetivo é a captura do maior número de vespas velutinas fundadoras (rainhas), originadoras de novas colónias, de modo a evitar a proliferação desta espécie.

As armadilhas serão monitorizadas regularmente, quer para a substituição do atrativo, quer para contagem do número de exemplares capturados por armadilha. É neste sentido que o Município deixa o apelo para que as pessoas não se aproximem das armadilhas, não toquem nelas, nem as vandalizem.

Recorde-se que a vespa velutina (asiática) é uma espécie exótica, proveniente da região norte da India e leste da China. Em Portugal, a sua presença foi confirmada inicialmente no norte do país em 2011. Na época da primavera constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em árvores com mais de 10 metros de altura e em locais isolados.

A vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia. No entanto, os principais efeitos da presença desta espécie manifestam-se na apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas, e na saúde pública, já que reagem de modo mais agressivo quando sentem ameaças aos seus ninhos, podendo perseguir a fonte de ameaça por algumas centenas de metros.

Em caso de avistamento de ninhos de vespa asiática deverá contactar a Câmara Municipal de Boticas, através do número de telefone 276 410 200 (rede fixa) ou do email municipio@cm-boticas.pt.

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19

Convívio de São Pedro na Rua do Município