O 6º BTT de Boticas, realizado no passado dia 16 de Junho, bateu todos os recordes de participação, tendo contado com perto de 300 atletas, vindos de toda a região norte do país e muitos da vizinha Galiza. Mas foi também o mais exigente de todos os realizados até agora, sobretudo no percurso longo (com mais de 60 quilómetros de distância), que contou com um traçado com grandes variações de altimetria, obrigando a subidas e descidas muito acentuadas e apenas aconselhadas aos mais experiente e melhor preparados. Prova disso mesmo é que apenas 20 participantes enfrentaram este percurso e mais de metade precisou de mais de quatro horas para o completar.
O percurso curto, com menos 20 quilómetros que o longo, foi o mais participado, mas nem por isso isento de dificuldades, embora com um grau de exigência mais reduzido. Contudo, apesar de difíceis e desgastantes, os traçados foram muito elogiados pelos participantes, já que permitiram dar a conhecer as mais belas paisagens do concelho de Boticas, demonstrando ter grandes potencialidades e múltiplas alternativas para a prática de BTT e de outros desportos de ar livre e contacto com a natureza e seria mesmo impensável que num município de montanha, caracterizado por uma topografia com desníveis tão acentuados entre as cotas mais altas e mais baixas, o seu relevo não fosse aproveitado para fazer deste passeio de BTT um evento único em toda a região e com características tão particulares.
Mas, embora os participantes tivessem procurado dar o melhor de si mesmos, o 6º BTT Boticas não teve, à semelhança das suas anteriores edições, qualquer vertente competitiva, procurando adaptar-se às características e grau de preparação dos diferentes participantes. Por isso mesmo, voltou a contar, em paralelo com os percursos de maiores distâncias, um traçado com extensão mais reduzida (10 km), destinado à participação dos mais novos e de praticantes com "menos rodagem". Este percurso, para além de não contar com desníveis muito acentuados, foi feito com guias, permitindo aos participantes um maior contacto com a natureza e o vislumbre de paisagens idílicas do Concelho.
Mais do que um acontecimento desportivo, o 6º BTT Boticas voltou a afirmar-se como um evento de grande convívio entre os praticantes da modalidade e de divulgação do Concelho de Boticas, das suas potencialidades e riquezas, em particular as gastronómicas, como ficou bem patente no almoço que juntou à mesa os participantes neste encontro, que, depois do esforço despendido ao longo da prova, retemperaram energias com a tradicional vitela barrosã e os enchidos tradicionais do Concelho, ajudando a terminar em grande um evento que tem vindo a afirmar-se cada vez mais na região e a merecer os maiores elogios dos participantes, que asseguraram já a sua presença na edição do próximo ano. O sucesso da iniciativa levou já a organização a marcar a data do evento no calendário do próximo ano, estando o reencontro marcado para o dia 15 de Junho.