Inoculação de cogumelos no Parque de Natureza e Biodiversidade
BOTICAS, 2012-05-07 11:36:12

Decorreu no passado dia 20 de Abril, inserida no âmbito do projeto do Parque “Boticas: Natureza e Biodiversidade”, uma atividade com a coordenação da Professora Guilhermina Marques da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que acompanhada de dois estagiários e juntamente com o pessoal técnico do Município criaram um pequeno jardim micológico numa zona do parque e procederam à inoculação de vários fungos em troncos.

O fungo colonizará o interior do tronco, frutificando, originando cogumelos quando as condições forem as ideais. No jardim micológico se o tempo permitir o desenvolvimento do micélio surgirão as primeiras frutificações nos próximos meses. A variedade de cogumelos engloba as espécies comestíveis: Lentinulla edodes e Pleurotus ostreatus. Os fungos apresentam grande valor ecológico sendo também uma fonte de alimento para diversas espécies que compõem o nosso ecossistema. A nível gastronómico são muito apreciáveis em alguns pratos típicos do Barroso, sendo por isso também uma fonte de rendimento.

A implementação do Parque de Natureza e Biodiversidade resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, com um investimento total elegível de 3.018.858,04 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 2.415.086,43€ com uma taxa de comparticipação de 80%.

Festa de encerramento do 1º ciclo do Agrupamento Escolas Gomes Monteiro

Sessão ordinária da Assembleia Municipal de Boticas

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19