5.º Simpósio de Saúde Pública do Barroso
BOTICAS, 2017-06-05 16:26:52

Vídeo

Realizou-se no passado dia 2 de junho, no Boticas Parque Natureza e Biodiversidade, a quinta edição do Simpósio de Saúde Pública do Barroso.

O colóquio, organizado pelo Município de Boticas juntamente com o Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso (ACES ATB), contou com a participação de vários profissionais ligados à área da saúde humana, animal e ambiental.

Sob o lema “Animais + Humanos = Uma só Saúde”, foram abordados temas como “Toxi-infeções Alimentares”, “Salmoneloses” e “Zoonoses Parasitárias”.

A quinta edição teve como oradores convidados Ana Paula Martins (ALS Global), Ana Isabel Mendes (Colaboradora do Departamento de Saúde Pública do Norte), Fernando Trajano Lima (Poultry Technical Manager Biomin – Áustria), Helena Moreira (Técnica de Saúde Ambiental do Departamento Pública do Norte), Luís Madeira de Carvalho (Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa) e Silvana Belo (Instituto de Higiene e Medicina Tropical).

A sessão de abertura contou com a presença  do Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, que enalteceu o sucesso da iniciativa.

“É com muita satisfação que vejo a grande evolução que este simpósio tem vindo a ter desde a primeira edição. Isso demonstra a importância e o impacto que a realização de iniciativas como esta tem não só no panorama da saúde pública local mas também regional”.

O autarca afirmou ainda que “é fundamental que se consciencializem as pessoas e as populações para a evolução dos tempos e das novas necessidades relacionadas com a saúde animal e que afetam diretamente o nosso bem-estar”.

O Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Manuel Gonçalves, a Diretora do Departamento de Saúde Pública do Norte, Maria Neto, a Diretora Executiva do ACES ATB, Laurentina Teixeira, o Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Tâmega e Barroso, António Gomes, e a Sub-Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, Maria da Graça Fernandes, também integraram a sessão de abertura.

Por sua vez, o encerramento do fórum ficou a cargo do Vice-Presidente da autarquia, Guilherme Pires, e de elementos da organização.

Fernando Queiroga   S. Sebastião   Dia do Homem   Educação   Boticas Fashion     Conselho Municipal de Juventude   Rampa de Boticas   Freestyle   Boticas Parque   Ambiente   FestInVale   Corrida de Abril   +Boticas   Igualdade   Volta a Portugal   Actividades de Verão   Conselho Municipal de Educação   Visita de Estudo a Lisboa   Água

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19