Tendo em conta as férias escolares do segundo período, o Município de Boticas, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, comemorou este ano por antecipação o Dia Mundial da Árvore e das Florestas (que se assinala a 21 de Março), tendo organizado, no passado dia 15, um conjunto de atividades especialmente dedicadas aos mais novos, de forma a sensibilizá-los para a necessidade e importância da preservação da floresta e do seu habitat.
Neste sentido, ao longo da manhã os alunos, com a ajuda de uma equipa de sapadores florestais, plantaram junto à estrada de acesso do Eiró à EN 103 cerca de 100 carvalhos (Quercus Roble). Também no recinto do Agrupamento Escolar Gomes Monteiro foram plantadas algumas pelos alunos, contando com a presença atenta dos colegas, que assistiram e ouviram atentamente as explicações dos professores sobre a plantação de árvores e cuidados necessários, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, que se associou à iniciativa.
No entanto, as comemorações não ficaram por aqui, já que as crianças tiveram ainda a oportunidade de assistiram a um filme alusivo à temática da proteção da floresta e da natureza, exibido no auditório do Agrupamento Escolar.
A comemoração do Dia Mundial da Árvore e das Florestas surgiu no sentido de sensibilizar a população e, sobretudo os jovens estudantes do Concelho, para a importância da preservação das árvores numa melhoria da qualidade ambiental e crescente qualidade de vida dos cidadãos, refletindo também sobre o papel da Proteção Civil e a Defesa da Floresta Contra Incêndios.