A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus organizou, no passado dia 30 de julho, um passeio para observação da biodiversidade noturna. Esta ação serviu para sensibilizar as pessoas para a necessidade de proteção da natureza e de cuidados a ter com o meio ambiente.
O tema escolhido foi a “À Caça ao Pio-Pardo” uma tradição da região que permitiu desenvolver uma atividade divertida e diferente.
A atividade, que contou com a participação de setenta amantes da natureza, foi um sucesso, o que obrigou ao encerramento antecipado das inscrições por questões de segurança.
A caça ao Pio-Pardo contou ainda com o apoio do SEPNA, através da realização de uma ação de sensibilização sobre a proteção do meio ambiente e natureza, e com a presença da bióloga Célia Gomes para identificação de algumas espécies noturnas que foram aparecendo ao longo do percurso.
Para além disso, uma equipa do CRAS-UTAD procedeu à libertação de uma coruja-do-mato ao seu habitat natural.
Todos os participantes tiveram direito a um saco alusivo à Caça do Pio-Pardo, o que tornou a caminhada mais animada e com a esperança de avistar a famosa espécie que preenche o imaginário de várias gerações.
A caminhada terminou com a degustação de vários produtos típicos do concelho de Boticas e com um momento musical de jazz com saxofone, orientado pelo professor Bruno Nunes.