Festa das Colheitas em Covas de Barroso
BOTICAS, 2018-10-15 11:54:20

Pelo terceiro ano consecutivo, a Associação Ambiental e Cultural Celtiberus organizou no início de outubro, dia 7, a Festa das Colheitas em Covas de Barroso. O evento conta com o apoio do Município de Boticas, da Junta de Freguesia de Covas de Barroso e do Ecomuseu de Barroso.

O evento iniciou na Casa Museu “Quinta do Cruzeiro” – pólo do Ecomuseu de Barroso, que abriu portas aos visitantes para uma visita guiada ao espaço. A festa começou com uma caminhada pela aldeia de Covas de Barroso, reunindo cerca de quatro centenas de caminheiros, a apreciar a beleza paisagística e o património cultural da aldeia. Este ano houve uma novidade com duas opções de caminhada, uma de 12 km e outra com cerca de 5 km para os mais novos, sendo esta última intitulada de caminhada “Arre Burro” e acompanhada por Burros de Miranda, permitindo aos mais novos obterem mais conhecimento sobre esta espécie em vias de extinção. Esta actividade contou com o apoio da AEPGA –Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino.

A meio da caminhada foi servido um reforço aos caminheiros com os produtos da região, permitindo desta forma dar a conhecer os produtos do concelho a quem nos visita. Chegada a hora de almoço a Quinta ganhou vida, sendo servido um almoço tipicamente transmontano na eira, fazendo parte da ementa o rancho e o caldo verde.

A festa continuou com a animação do grupo tradicional “Chulada da Ponte Velha” contando também com oficinas de dança tradicional. Este convívio de outono englobou uma desfolhada à moda antiga, permitindo reviver as tradições da terra e contou com a animação do Rancho Folclórico de Santa Maria de Covas.

A chegada do outono trouxe vida à aldeia, o forno acendeu-se e foi cozido o tradicional pão centeio. Também os produtos da época saíram à rua para serem vendidos num pequeno mercado tradicional, permitindo aos produtores venderem os seus produtos e contribuindo para a economia local. A feira de produtos contou também com o apoio do programa CLDS 3G promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Boticas.

Carnaval   Canil Municipal   Litio   Janeiras / Reis   Kung Fu Boticas   Defesa da Floresta   Visita de Estudo a Lisboa   Assembleia Municipal   Casas do Conhecimento   Visitas ao Concelho   S. Sebastião   Juventude   Dia do Idoso   Conselho Local de Ação Social   BTT   Cartão Social   Senhor do Monte   Obras   Sapadores Florestais   GDB

Transportes públicos de passageiros com novos horários a partir do dia 1 de julho

Câmara de Boticas renova protocolo com  RI 19

Câmara de Boticas renova protocolo com RI 19