Depois da assinatura, por ocasião da abertura do I Colóquio Internacional de Cultura Popular, entre a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e o Município de Boticas, do Protocolo que visa a realização de obras de conservação, preservação e valorização da Igreja Paroquial de Covas do Barroso, foi agora a vez na Comissão da Fábrica da Igreja, representada pelo monsenhor Silvério Guimarães, proceder à assinatura do mesmo, comprometendo-se com as suas cláusulas e obrigações.
Recorde-se que, nesta primeira fase da reabilitação da Igreja de Covas do Barroso, as intervenções dar-se-ão ao nível da conservação das coberturas, vãos exteriores e colocação de infra-estruturas elétricas, devendo as obras ficar concluídas ainda antes do final do Verão. As intervenções ao nível do interior da igreja, nomeadamente as que dizem respeito à conservação e restauro dos altares, apenas serão realizadas numa segunda fase.
A Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo deste protocolo, comparticipará em 50% o custo destas intervenções, o Município de Boticas suportará 25% do investimento e a Comissão da Fábrica da Igreja os restantes 25%.