O Conselho Local de Ação Social de Boticas (CLAS) reuniu no final da semana passada tendo como principal objetivo a apresentação e discussão do plano de ação no âmbito dos CLDS+ de Boticas (Contratos Locais de Desenvolvimento Social), ao abrigo do qual, e de acordo com o Protocolo de Compromisso assinado pelo Município de Boticas e a Santa Casa da Misericórdia de Boticas com o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, estará disponível um montante a rondar os 300 mil euros para ser aplicado no combate à pobreza e exclusão social no Concelho de Boticas.
Ao abrigo deste programa, a intervenção dar-se-á ao nível do emprego, da formação e qualificação, mas também na intervenção familiar e parental (preventiva da pobreza infantil) e na capacitação da comunidade e das instituições. Para responder a estes desafios, está já programo um conjunto de ações que passa pela criação de um gabinete de empregabilidade e a criação de uma "bolsa de emprego" através da qual será feita a divulgação de ofertas de emprego e oportunidades de trabalho. Paralelamente, procurar-se-á apoiar projetos de autoemprego e de empreendedorismo, disponibilizando ainda informação sobre as oportunidades de qualificação e encaminhamento.
Para que os objetivos sejam plenamente atingidos, o desenvolvimento de todas estas estratégias e ações depende muito da capacidade para sensibilizar e envolver nestes projetos a comunidade, em particular os empresários, instituições e entidades empregadoras locais.