Apresentação do livro “Boticas escreve a sua História"
BOTICAS, 2024-07-10 17:12:35

Vídeo

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Boticas acolheu, na passada terça-feira, dia 9 de julho, a apresentação do Livro “Boticas escreve a sua História”, da autoria de Maria Isabel Viçoso, diretora da Revista Cultural "Aquae Flaviae", com a apresentação da obra a cargo do coautor e seu marido, e também ex-Presidente da Câmara de Boticas, José Joaquim de Sousa Fernandes, onde aproveitou para fazer algumas considerações sobre a obra e revelar um pouco do que se pode encontrar ao longo das suas 950 páginas.

Esta obra é o resultado de um vasto trabalho de investigação levado a cabo durante oito anos, sobre o património cultural e religioso do concelho de Boticas.

O Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, presidiu à cerimónia de apresentação da obra que “é uma referência e que versa sobre a nossa identidade. Existiam algumas publicações sobre o concelho, mas ainda não tínhamos uma obra assim tão completa,” afirmou o autarca, acrescentando que “o objetivo é preservar a nossa história, dar a conhecer às pessoas o nosso património cultural e religioso e servir também para memória futura”.

“Esta obra reflete o esforço que temos vindo a fazer nos últimos anos, no sentido de valorizar o património natural, arqueológico e cultural que existe no concelho de Boticas e que nos surpreende com a sua riqueza todos os dias. Eu que conheço o concelho todo, há lugares e pormenores que desconhecia completamente” reforçou o autarca.

Segundo a autora do livro, depois da elaboração “acabei por me apaixonar muito mais pelo Município de Boticas, pelo seu passado e pelo seu valioso presente, desde as suas paisagens naturais à ancestralidade histórica, à antiguidade clássica da época romana e sobretudo o património construído e recuperado”.

De acordo com Maria Isabel Viçoso, esta obra pretendia "que soubéssemos e conhecêssemos a história de Boticas desde a época da pré-história até à atualidade. O livro dá a conhecer as muitas realidades que tem o concelho, umas à mostra, outras ainda muito escondidas, porque Boticas é detentora de uma relevante história. Há aqui factos da história que aconteceu na Europa há milhares de anos, e encontramos aqui reflexos dessas passagens”.

“Quem ler este livro sabe como viveram há muitos anos neste território, porque vemos os castros e não sabemos o que aconteceu naquelas terras, como viveram naquela época. Quem ler esta obra fica a saber um pouco mais. Boticas ser amanhã bem recordado é também um dos motivos deste trabalho”, referiu a autora.

O livro “Boticas escreve a sua História” documenta o património cultural, religioso arquitetónico, paisagístico, etnográfico, e é constituído por três fases, que dão a conhecer de forma detalhada e pormenorizada 54 povoações que fazem parte do concelho de Boticas.

Nota: Quem quiser adquirir o livro está à venda na Loja Interativa de Turismo no Centro de Artes Nadir Afonso, em Boticas.

Horários:

• terça a sábado das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30
  • domingo das 10h00 às 13h00

Telefone - 276410200 | e-mail - canadirafonso@cm-boticas.pt

Verão em Festa 2023   Semana da Leitura   Idosos   Festival de Folclore   Património Agrícula Mundial   Festas/Romarias   Fórum Boticas   Litio   Dia do Idoso   Barragens Alto Tâmega   B.V.B.   Senhor do Monte   Festa de Boticas   Centro de Artes   Comissão Municipal de Defesa da Floresta   CPCJ   Kung Fu Boticas   Feira Gastronómica Porco   Natal   Património Agrícola Mundial

Bombeiros Voluntários de Boticas recebem veículo de combate a incêndios florestais

Apresentação do livro “Boticas escreve a sua História

Apresentação do livro “Boticas escreve a sua História"

Atividades de Ocupação de Tempos Livres para crianças e jovens do Concelho

Inauguração do Turismo Rural “Refúgio do Tempo”

Jovens de Boticas participaram na Universidade Júnior

Festa de encerramento de época do Grupo Desportivo de Boticas