1. Domínio Científico: Hidrogeologia; Arqueologia.
2. Requisitos de admissão: Poder-se-ão candidatar à Bolsa licenciados em Geologia, Biologia/Geologia e Arqueologia, inscritos em cursos de 2.o ou 3.o ciclo da Universidade do Minho nos domínios científicos de Hidrogeologia e Arqueologia.
3. Regulamentação aplicável: Regulamento de Bolsas de Investigação MB-UM.
4. Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido na Universidade do Minho, Braga, e no Vale do Rio Terva, Boticas sob a orientação científica do Professor Doutor Alberto Lima (Hidrogeologia) e do Doutor Luís Fontes (Arqueologia).
5. Duração das bolsas: As Bolsas não poderão exceder a duração de dois anos para projetos do 2.o ciclo e de três anos para projetos do 3.o ciclo.
6. Valor da bolsa: A bolsa de investigação compõe-se dos seguintes apoios:
a) Redução de 50% no valor das propinas correspondentes à frequência dos cursos de 2o e 3o ciclo em que o aluno se inscreveu;
b) Oferta de uma “residência de investigação” em Boticas, em regime de alojamento, por um período máximo de 60 dias/ano e uma bolsa até ao limite de três mil e quinhentos euros (3.500,00€) / ano.
8. Métodos de seleção: No processo de avaliação das candidaturas, o júri utilizará como critérios fundamentais a prossecução dos objetivos que presidiram à instituição do programa de bolsas MB-UM, bem como os seguintes elementos e ponderações:
a) Qualidade científica do projeto e carácter inovador da proposta (25%);
b) Interesse global do projeto nas áreas do património arqueológico, histórico e natural (40%); c) Capacidade científica e técnica do candidato (25%);
d) Viabilidade financeira do projeto (10%).
Caso o projeto e/ou perfil dos candidatos não se revele adequado, os elementos do júri reservam-se o direito de não admissão das candidaturas.
9. Composição do Júri: Presidente do Júri: Luís Fernando de Oliveira Fontes. Vogais efetivos: Maria Manuela Martins e Alberto Silva Lima. Vogais Suplentes: José Luís Meireles Batista e Maria do Carmo Franco Ribeiro.
10. Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, Avenida Central, 39, Braga, sendo o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s notificado(a)s através de correio eletrónico.
11. Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 14 a 25 de outubro.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio do Formulário anexo a este anúncio acompanhado dos seguintes documentos: Comprovativo da inscrição na Universidade do Minho; Curriculum atualizado do(a) candidato(a); Parecer do(a) Orientador(a), devidamente assinado; Memória descritiva detalhada do projeto de investigação.
As candidaturas deverão ser remetidas por correio eletrónico, com pedido de recibo de entrega, para os seguintes endereços: lfontes@uaum.uminho.pt, sec@uaum.uminho.pt, devendo ser descriminado no assunto: Candidatura a bolsa MB-UM.
Braga, 10 de outubro de 2013
FORMULÁRIO DE CANDIDATURA + REGULAMENTO
[Formato . pdf - 668.8 KB KB]