A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas encontra-se em processo de aquisição de um novo Veículo Florestal de Combate a Incêndios, que se prevê que seja entregue à corporação no final do mês de Março.
Tendo em conta as características em termos dimensionais do concelho de Boticas ao nível florestal e consequente o risco de incêndios que, principalmente na época do verão, têm assolado o concelho transmontano, esta aquisição surge como uma medida prioritária e já há algum tempo aguardada por toda a corporação, que procura, assim, renovar a sua frota (desgastada pelo uso ao longo dos anos) de forma a conseguir responder a todos as situações de riscos com a celeridade desejada. Este equipamento permitirá, portanto, a que a corporação possa ajudar a população de forma cada vez mais rápida e eficaz, assim como ter mais garantias em termos da sua segurança.
Das várias características inerentes a este tipo de viatura é de destacar que o novo veículo terá um tanque com a capacidade para 3300 litros de água, assim como material sapador, de extinção, de salvamento e de socorro sanitário.
Este investimento, com a designação “Equipar para Defender” resulta da candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental, com um investimento total elegível de 128.400 €, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 102.720 €, a que corresponde uma taxa de comparticipação de 80%.