O Conselho Local de Ação Social (CLAS) esteve reunido, no edifício dos Paços do Concelho, no passado dia 23 de fevereiro para proceder à avaliação e análise do Plano de Ação para 2016 e apresentar o Plano de Atividades para o presente ano.
A reunião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, e da Vereadora Maria do Céu Fernandes.
No que diz respeito à avaliação e análise às atividades desenvolvidas em 2016, no total das 97 iniciativas previstas para os quatro eixos de atuação, que são a melhoria da qualidade de vida de grupos vulneráveis, promoção da educação e formação, empreendedorismo e fixação da população e dinamização do setor turístico e cultural, apenas não se realizaram seis ações.
Por sua vez, para o Plano de Ação 2017, os eixos e os objetivos mantêm os mesmos definidos no Plano de Desenvolvimento Social 2015-2020, que se caracteriza pela matriz de intervenção social, a nível local.
O Plano de Ação para 2017 conta com algumas novidades nomeadamente no eixo I, com o alargamento do projeto social “Dar Vida aos Anos Envelhecendo” a mais localidades do concelho e a adesão do Município de Boticas ao Programa da UNICEF “Cidades Amigas das Crianças”.
No eixo II prevê-se uma maior promoção do sucesso e combate ao abandono escolar sendo que, no eixo III pretende-se reforçar o incentivo e apoio ao empreendedorismo local conjuntamente com a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense.