Pelo décimo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal de Boticas voltou a organizar mais uma edição da Feira Gastronómica do Porco, que mais uma vez foi um verdadeiro êxito, onde a palavra “crise” não se fez ouvir. Durante os três dias do passado fim-de-semana de 20, 21 e 22 de Janeiro, milhares de pessoas passaram pelo Pavilhão Multiusos e renderam-se aos sabores únicos da gastronomia botiquense, cumprindo-se, assim, as expectativas da organização do evento, que contou com a presença do Secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, na sua inauguração.
Nem mesmo o tempo difícil que o país atravessa impediu que milhares de pessoas visitassem o concelho de Boticas, disfrutassem da boa música tradicional transmontana e, como não podia deixar de ser, de adquirir algum fumeiro e artesanato.
A animação começou logo nos primeiros instantes quando as portas abriram na hora do almoço de sexta-feira, começando desde logo a azáfama e a correria às tradicionais “tasquinhas”, reinando a ansiedade em voltar a sentir o gosto das saborosas especialidades gastronómicas locais, como o Arroz de Costelas e Chouriça, o Cozido à Barrosã, o Caldo Barrosão, os Rojões no Pote, as Costelas de Vinho e Alho e a Feijoada Barrosã, assim como dos produtos fumados como o salpicão, a chouriça e a alheira, não esquecendo o presunto de Barroso e a bola centeia. Tudo isto acompanhado dos vinhos regionais, com destaque para o peculiar “Vinho dos Mortos”, procurado por todos os visitantes. E como já é tradição também esta edição teve as já famosas, inigualáveis e tradicionais “Chegas de Bois”, que são sempre um dos momentos mais aguardados pelos visitantes e que mais uma vez fizeram as delícias de todos os presentes.
Para o Presidente da autarquia botiquense, Fernando Campos, esta décima quarta edição da Feira “não podia deixar o Município mais orgulhoso, pela qualidade que continua oferecer”. “Vamos continuar a apostar na organização deste evento pois acreditamos no valor insubstituível destes produtos e sabemos da importância destas iniciativas no impulso e desenvolvimento da economia local”, afirmou, ainda, Fernando Campos.
A avaliar pelos ótimos comentários dos visitantes, a Feira Gastronómica do Porco de Boticas é, de facto, uma oposta ganha e um exemplo de sucesso, que promete continuar por longos anos a ser um ponto de romaria obrigatório.