O Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro do concelho de Boticas promoveu, em parceria com a Câmara Municipal, no passado dia 21 de Junho, um concerto didáctico da Orquestra do 8ºano da Escola Profissional de Arte de Mirandela - Esproarte. Esta iniciativa teve como objectivo despertar os mais jovens para a vida musical e aproximá-los da mesma, dando-lhes a oportunidade de conhecer de perto os instrumentos que constituem uma orquestra.
A orquestra, que actuou no Auditório Municipal de Boticas, não só tocou um conjunto de quatro músicas de compositores reconhecidos nacional e internacionalmente, como cada elemento do grupo apresentou o seu instrumento interpretando trechos de músicas conhecidas de todos os presentes. Durante a actuação, alguns dos alunos tiveram a oportunidade de tocar o instrumento que mais gostaram e, ainda, de dirigir a orquestra por alguns minutos. Os estudantes de Boticas retribuíram o belíssimo espectáculo deste grupo musical, com a interpretação de alguns temas tocando flauta.
No final do espectáculo, que terminou com o cântico do Hino Nacional, era evidente a satisfação dos alunos, tendo alguns até manifestado o interesse em ingressar nesta escola.
A Esproarte nasceu em 1990, fruto do projecto nacional de lançamento das Escolas Profissionais pelo Ministério da Educação e do apoio da Câmara Municipal de Mirandela. Esta escola pretende promover a formação profissional e artística, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento cultural do país e da região. É, ainda, outra das metas conseguir criar uma orquestra profissional.