No passado dia 2 de fevereiro, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, em representação do Município, visitou o Município de Gond-Pontouvre, na região de Angoulême (França).
Esta visita decorreu no âmbito de mais uma iniciativa que se enquadra no processo de geminação que os dois Municípios estabeleceram oficialmente em 2008 e que se vem fortalecendo através de vários intercâmbios, que ora cá, ora lá se vão realizando desde então.
Desta vez, coube ao Município de Gond-Pontouvre ser o anfitrião, tendo o Município de Boticas levado uma exposição de fotografia e pintura, com temas e paisagens do Concelho, que estará patente até ao final do mês de Fevereiro, naquela localidade, mais propriamente no Centro Social, Cultural e Desportivo de Gond-Pontouvre.
Assim, este encontro iniciou o seu programa no sábado de manhã, dia 2 de fevereiro, com uma reunião da Comissão de Geminação de Gond-Pontouvre, onde também esteve presente o Presidente do Município de Gond-Pontouvre, Jean Claude Beauchaud, o Vice-Presidente Bertrand Magnanom, alguns deputados municipais, a Presidente da Comissão de Geminação local, Valerie Simon, bem como a botiquense Teresa Marques Petigars, uma das grandes impulsionadoras desta geminação, assim como outros dirigentes e responsáveis e ainda alguns elementos aderentes à Geminação.
Depois desta reunião, que se manifestou muito profícua, uma vez que não só se fez um balanço muito positivo das atividades desenvolvidas até agora, como se perspetivaram novos intercâmbios entre os dois Municípios e as suas populações, houve lugar à inauguração da exposição: “Boticas na fotografia e na pintura”.
Nesta exposição, composta por 10 quadros de fotografia a preto e branco e 18 quadros de pintura sobre Boticas e a sua paisagem, marcaram presença várias dezenas de pessoas, entre elas membros da comunidade local, mas também alguns emigrantes portugueses, que se quiseram associar ao evento.
Mas o ponto alto desta visita viria a ocorrer no sábado à noite quando, depois de se dirigir a uma plateia de mais de 300 pessoas, a grande maioria emigrantes de Boticas e da região, o Vice-Presidente Fernando Queiroga, entregou a chave do Município de Boticas ao Presidente de Gond-Pontouvre, Jean Claude Beauchaud.
Fernando Queiroga referiu a importância do estabelecimento de intercâmbios desta natureza para o desenvolvimento de parcerias e para o fortalecimento das relações entre os dois países e as duas regiões europeias em particular e saudou emotivamente todos os botiquenses ali presentes.
De seguida houve lugar ao convívio e à boa disposição entre franceses e portugueses numa noite de festa, onde não faltou o bacalhau e a música portuguesa para animar uma sala cheia de boa disposição e espírito fraterno.
O Rancho folclórico “As Estrelas de Gond Pontouvre”, que já foi presidido pela nossa conterrânea Teresa Marques, também atuou, proporcionando belos momentos de convívio e a boa disposição entre todos.
Se tudo correr bem, para o ano será Boticas a receber uma comitiva de Gond-Pontouvre, e nessa altura, certamente que saberemos retribuir a simpatia e a amizade que os nossos amigos daquele Município, agora nosso irmão, nos dedicaram.