No âmbito do projecto CEDIEC (Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Escultura Castreja), os arqueólogos do Município de Boticas estão no terreno e já deram início à primeira campanha de escavações no Outeiro Lesenho. Durante o presente mês de Setembro, a equipa de arqueólogos terá o apoio nas escavações de seis alunos da Escola Profissional de Arqueologia do Marco de Canaveses, que estabeleceu, recentemente, um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Boticas.
Nesta fase inicial das escavações pretende-se recolher novas informações e aprofundar o conhecimento sobre este importante povoado fortificado da Idade do Ferro, sendo que até ao momento foram já postas a descoberto diversas estruturas entre elas, um troço da primeira linha de muralha do Castro do Lesenho, bem como uma das entradas principais do mesmo, datável da Idade do Ferro, através dos escassos materiais exumados no local.
No passado dia 14 de Setembro, a Directora Executiva da Escola Profissional de Arqueologia, Margarida Moreira, visitou o local das escavações, de forma a conhecer mais de perto este projecto do concelho botiquense e o trabalho desenvolvido pelos seus alunos.
O Projecto "Centro Europeu de Documentação e Interpretação da Cultura Castreja (CEDIEC)" resulta de uma candidatura apresentada no âmbito do Programa ON.2, Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, aprovada com um investimento total elegível de 893.197,87 euors, através do qual é assegurado um financiamento FEDER no valor global de 714.559,90 €, com uma taxa de comparticipação de 80%.