Decorreu, durante os dias 17, 18 e 19 de janeiro, mais uma edição da Feira Gastronómica do Porco, que voltou a atrair milhares de visitantes vindos de vários locais do país, traduzindo-se em igual sucesso ao das últimas edições. Tal como nos anos anteriores, nesta edição não faltaram as tasquinhas com a tão apreciada gastronomia do concelho, onde foram servidas as apetitosas entradas de alheira, chouriça, presunto, o típico pão de centeio, o famoso cozido barrosão, a feijoada à transmontana, a muito apreciada assadura, ou ainda as tradicionais rabanadas com mel como sobremesa.
Além das tasquinhas, houve ainda à disposição dos visitantes um variadíssimo leque de expositores, não só dos produtores do tão procurado fumeiro, mas também de artesanato, de vinhos, de queijos, de plantas medicinais, de doçaria regional e muitos outros.
E foram muitos os visitantes que fizeram questão de marcar presença mal o Pavilhão Multiusos abriu portas, sendo também os primeiros a inaugurar o serviço de almoço das tasquinhas. Ainda durante o fim-de-semana não faltou a habitual animação, proporcionada pelas tradicionais chegas de bois e pelas atuações de alguns grupos tradicionais, não esquecendo a transmissão em direto, no domingo, do programa da TVI “Somos Portugal”, naquela que foi já a segunda presença do programa em Boticas.
Apesar da atual época de contenção económica e do frio que se fez sentir, o saldo final desta edição foi bastante positivo, onde a arte de bem receber e a oferta de produtos de qualidade continuam a ser o principal cartão-de-visita do concelho, num evento que é já, nas palavras de Fernando Queiroga, Presidente da Autarquia, "uma referência na região de Trás-os-Montes, por conseguir associar a componente gastronómica com a componente turística".
O Presidente da Câmara aproveitou, no final, para realçar o empenho no controlo da qualidade dos produtos gastronómicos da região, que contribuem definitivamente para o sucesso desta Feira.